domingo, 25 de janeiro de 2009

A Epistemologia da Comunicação

Quando nos referimos à epistemologia da comunicação, temos que ter em atenção três conceitos que lhe estão inerentes.São eles a redundância, o ruído e a entropia.
Estes conceitos influenciam a comunicação humana na medida em que podem ser facilitadores ou não da comunicação.
"Ensinar é sempre comunicar” (Silva, 1998). A comunicação educativa está associada ao ambiente educativo onde o professor transmite o conhecimento e os alunos são receptores desse conhecimento. No entanto existem factores, como o ruído que influenciam a comunicação com os alunos, ruído esse que pode ser a nossa voz, "o falar baixinho", as conversas paralelas entre os alunos; barulhos externos à sala de aula, e desta forma, nós professores recorremos à redundância, repetindo diversas e de variadas formas, oralmente(superabundância de palavras) ou utilizando os gestos e a expressão corporal a informação, para a transmitir aos alunos, de forma a que eles retenham com maior facilidade, considerando sempre a influência que o ruído pode ter.Hoje em dia somos confrontados com as novas tecnologias e devemos por isso considerá-las como um instrumento facilitador da comunicação na sala de aula. Devemos por exemplo recorrer ao uso da imagem, som, vídeo, páginas web, para completar a informação oral ou escrita.No entanto, será que a utilização desses recursos é feita de forma consciente e eficiente?A entropia surge como a "desorganização do sistema".Este é um fenómeno oposto à redundância, que visa instalar a dúvida nos alunos promovendo assim a comunicação entre professor e aluno, onde o aluno deixa de ser um mero receptor da informação e passa a ter um papel activo no acto educativo.

3 comentários:

  1. Olá Sofia,
    A interrogação que colocaste no meu comentário é bastante pertinente ("No entanto, será que a utilização desses recursos é feita de forma consciente e eficiente?). Apesar da abundância de informação, verificamos que nem toda a gente anda devidamente informada, e quando pensamos nos jovens esta problemática acentua-se. Deve portanto o professor ajudar os jovens a utilizar correctamente estes recursos.
    Virgínia

    ResponderEliminar
  2. Adorei o perfil e sobretudo os conteudos...ou nao fosse eu de IT.
    Muito interessante.
    ;)
    Carrondo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei o perfil e sobretudo os conteudos...ou nao fosse eu de IT.
    Muito interessante.
    ;)
    Carrondo@hotmail.com

    ResponderEliminar